sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Trigal com corvos - Van Gogh (1890)

Vamos falar hoje de uma pintura deVicent van Gogh realmente inquietante,OTRIGAL DOS CORVOS. Foi um exemplo clássico de fracasso em vida. Vendeu uma só única tela em toda a sua existência. Quanto a isto, profetizou: “Não posso evitar o fato de que meus quadros não sejam vendáveis. Mas virá o tempo em que as pessoas verão que eles valem mais que o preço da tinta”.

Profecia acontecida.Hoje as telas de van Gogh valem milhões.
Van Gogh pintou essa tela - Trigal com corvos -  alguns dias antes de sua morte.Observe como as pinceladas são bem visíveis e as cores pouco se misturam.Note,ainda,que os elementos que compõem a paisagem,como os pés de trigo,os caminhos da terra no meio da plantação, o céu e os corvos são apenas sugeridos ao observador.

Críticos e historiadores de arte analisam a obra como uma representação do estado de espírito de van Gogh na ocasião. Um céu ameaçador e escuro, os três caminhos no campo, sendo o central um beco sem saída e os dois outros de final ou percurso desconhecidos e os corvos, símbolos de maus presságios ou mesmo de morte. De fato, van Gogh se suicida após concluir esta tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário