segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Espaço negativo e espaço positivo no Desenho


Espaços negativos e positivos.
Basicamente consiste numa técnica, na qual desenhamos nos abstraindo da identificação especifica do objecto que estamos a desenhar e passamos só a observa-lo como um bloco mais os seus espaços circundantes.
Com isto conseguimos desenhar com mais precisão.
Passarei agora a explicar esta técnica, mas antes necessitamos conhecer alguns termos:


Espaço positivo: No desenho o espaço positivo é aquele espaço que ocupa o objecto

Espaço negativo: E o espaço a volta do objecto





Se tomarmos a fotografia do pássaro que representamos na Imagem-1, e a transformarmos (só para efeitos desta explicação), numa imagem simples de formas a preto e branco, como vemos na Imagem-2, será muito fácil perceber que a forma em preto é o espaço positivo, ou seja o espaço ocupado pelo objecto que queremos representar, neste caso, o pássaro. E o espaço negativo é a forma representada em branco, ou seja o espaço a volta do objecto.

Olhando para as duas imagens, pense por uns instantes…qual das duas imagens acha que representaria com mais facilidade? A Imagem-1 ou a Imagem-2.

Sem dúvidas que será muito mais fácil para si, representar com maior precisão o desenho da Imagem-2. Porque está a abstrair-se do nome da figura que esta a desenhar e só está a olhar para formas, dimensões e proporções.
Não esta a desenhar um pássaro, mas sim uma mancha preta com uma branca a volta.

Agora e o seu turno de participar….Peque na Imagem 2 e tente reproduzir o que vê, prestando atenção ás distancias entre a mancha preta e o limite da imagem e nas proporções da imagem…como resultado, deverá obter um desenho como o que se mostra a seguir:

Bem pessoal agora entenderam o que são espaços negativos e positivos nos desenhos,faço bastante o negativo quando estou com muita pressa,kkkkkkkkkk,fica a informação e também a dica até mais!!!

Foi tirado da fonte:http://www.amopintar.com/espaco-negativo-e-espaco-positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário