segunda-feira, 6 de agosto de 2012

luz e sombra

Estrutura da Luz e Sombra


A luz e sombra é a parte do acabamento mais importante, não dá para você imaginar um objeto finalizado se este não tiver luz e sombra.
Antes de desenhar a luz e as sombras que você vê, você precisa treinar seus olhos para ver como um artista.
Os valores são os diferentes tons de cinza entre o branco e o preto. Os artistas usam valores para traduzir a luz e as sombras que vêem em sombreamento, criando assim a ilusão de uma terceira dimensão.

Eclosão e sombreado são técnicas simples e divertido para a elaboração de sombreamento.

Uma gama completa de valores é o ingrediente básico para sombreamento. Quando você pode desenhar lotes de valores diferentes, você pode começar a adicionar sombreamento e, portanto, a profundidade, para seus desenhos.
 
Com o sombreamento, a ilusão mágica de realidade tridimensional aparece em seu papel de desenho.
Se o objeto for iluminado por todos os lados ou se tiver sombra ou escuro por todo os lados, ele não aparece, ou seja, você verá tudo claro ou tudo escuro.
Então é necessário determinar uma fonte de luz para iluminar o objeto, iniciando assim a forma do mesmo.
Com essa fonte de luz pronta, você precisará texturizar, escolher os lados e as faces do objeto que não receberão a luz para poder escurecer essas faces juntamente com essas texturas,  formando assim, o volume.

Com isso, é importante aprender que a iluminação poderá ter até 5 partes:

  1. Brilho, ou seja, a área que não será pintada, representando a área de maior concentração da luz.
  2. Meio tom
  3. Sombra
  4. A luz refletida
  5. Sombra projetada
 Veja os exemplos:

Atenção:  Você sabe que os objetos ao seu redor são tridimensionais, porque você pode andar com eles, vê-los de todos os lados, e tocá-los. Tome um momento para olhar ao seu redor em objetos familiares. Tente descobrir porque você vê as suas reais formas tridimensionais. Olhe para os diferentes valores criados pela luz e sombras.
Sombra própria e projetada

Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e caracterizam o volume do objeto. 

O volume é o que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.

Podemos definir dois tipos de sombras: 
  • as próprias 
  • as projetadas.
As sombras próprias são as que origina o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.

  Observe a figura acima, você pode ver que atravéz dos efeitos de luz e sombra, um simples círculo virou uma esfera ao fazer volume com sua própria sombra. Mas quando se acrescenta a sombra projetada o objeto deixa de estar no espaço vazio.

Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.
Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.

E dependendo da graduação do cinza que você colocar no seu desenho, ou seja, se você apertar mais o tom no papel deixando a sombra mais escura e a sombra projetada super escura. Você pode, através do seu desenho, especificar do que é feito o seu objeto. Veja o exemplo:
 Mas não basta só um lápis de grafite macio, a gramatura do papel influencia muito no efeito dos desenhos, por exemplo, você não conseguirá reproduzir todos esses efeitos num papel sulfite , no qual, sua gramatura é de 75g/m². É necessário papel com gramatura acima de 140g/m².
 Escala tonal


A escala tonal é excelente para exercitar o olhar, treinar a percepção da luz e iluminação. Válidas para iluminação natural e artificial.

Mas para entender sobre a escala de tons das cores e neutros é preciso entender que cada cor possui um grau de pureza – não sofrem a ação da luz ou da mistura com outra cor ou neutro e que os neutros não são cores. Nas duas situações, com a ação da luz, poderá ocorrer uma variação tonal sobre o corpo de um elemento em função:

a. das sombras – própria ou projetada;
 Dica importante:


OS DESENHOS NÃO SÃO FEITOS COM CONTORNOS E SIM TRABALHADOS EXCLUSIVAMENTE EM FUNÇÃO DA GRADUAÇÃO DA LUZ E SOMBRA.
Exercícios de Luz e Sombra:
Os desenhos podem ser feitos da observação de quaisquer imagens, a partir do real ou de fotografias.
EXERCÍCIO 01 – PREPARATÓRIO ESCALAS DE LUZ E SOMBRA
 Para exercitar Luz e Sombra
 
Tomar um olhar mais atento a luz e a sombra

Antes que você possa desenhar os valores apropriados que ilustram a luz e as sombras corretamente, você precisa ser capaz de identificar visualmente o seguinte: 

  1. Fonte de luz: A direção da qual se origina uma luz dominante. A colocação desta fonte de luz afeta todos os aspectos de um desenho. 
  2. Sombras: As áreas em um objeto que recebe pouca ou nenhuma luz.
  3. Sombra projetada: A área escura sobre uma superfície adjacente onde a luz é bloqueada pelo objecto sólido.
 A fonte de luz diz-lhe onde desenhar todos os valores de luz e sombras.

 É necessário um pouco de prática para localizar a fonte de luz, sombras e sombras projetadas em torno de um objeto. Assim que escolher o objeto a ser desenhado, pergunte a si mesmo as seguintes questões:
  1. Onde estão os valores de luz? Olhe para as áreas mais claras sobre o objeto. Da luz mais brilhante até as mais leves.
  2. Onde estão os valores escuros? Valores escuros, muitas vezes revelam as seções do objeto que estão na sombra. Ao localizar sombras, normalmente você pode identificar a fonte de luz. 
  3. Onde está a sombra? A seção da sombra mais próxima do objeto é geralmente mais escura em um desenho. Ao localizar a sombra de um objeto, você pode facilmente descobrir a direção de onde se origina a fonte de luz.
Se voce preferir usar um modelo real, aqui vai a dica, posicione uma folha de papel sulfite em uma mesa, no meio do papel você colaca qualquer fruta,  aqui eu exemplifico com uma maçã, na direção que voce quiser posicione há alguns centimentro de distante da maçã um spot; essa distãncia fica como você preferir, lembrando que dependendo da distancia que spot estiver, o comprimento da sombra projetada pode variar também.

 Acima voce vê a mesma maça fotografada em angulos diferente de visão, assim voce pode se posisionar em qualquer lugar ao redor da maçã e desenhá-la.

Mas caso prefira basear-se atraves de fotografia, abaixo segue duas imagem em preto e branco para faciliatar a percepção da escala de cinzas no moento que for desenhar e dar forma e volume no objeto a ser ilustrado.
Agora pessoal é só praticarem valeu abraços!!!

2 comentários:

  1. Muito boa essa explicação, as vezes já começamos a desenhar sem essa noção de luz e sombra e vamos seguindo sem ter isso em mente, é de grande valor. E muito bem explicado! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu mateus,a luz e sombra é fundamental no desenho para dar mais volume,e realismo,obrigada!!

      Excluir