quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que fez a Mona Lisa ser tão famosa?

Você já viu a Mona Lisa, o quadro mais caro e famoso do mundo? Ela foi pintada por Leonardo Da Vinci em 1503 e hoje está exposta no museu do Louvre, em Paris. Esta obra de arte cheia de mistérios e segredos foi pintada sobre uma prancheta simples de madeira medindo 77x53cm de largura.
Originalmente o retrato era mais largo. Se suas margens laterais não houvessem sido cortadas, poderíamos ver duas colunas em ambos os lados da mulher, que, na verdade, está sentada num terraço.
Muita gente criou especulações sobre quem seria essa modelo. Chegaram a dizer que era o próprio Da Vinci, que se auto-retratara vestido de mulher. Mas isso não é verdade. A famosa mulher de sorriso amarelo é Lisa di Gherardini, uma jovem de 24 anos que se casara com Francesco Del Giocondo, um rico cidadão de Florença. Por isso, o quadro também é conhecido pelo nome de Gioconda.
Na época, era comum famílias ricas encomendarem pinturas de seus entes queridos. Pelos traços físicos, Lisa possivelmente estava grávida e o quadro seria um presente do esposo. Tratava-se de um retrato comum de família que hoje se tornou a mais cara pintura de todos os tempos.
O que fez o quadro famoso foi a técnica de Da Vinci. Ele pintou o retrato de um modo matematicamente perfeito. O fundo é tão preciso que se torna tridimensional. Além disso, existe uma ilusão de ótica na pintura. Os olhos da mulher parecem se mexer acompanhando aquele que a observa. O truque de Da Vinci foi tê-la pintado olhando para frente, diretamente para o espectador. Como o quadro é liso, tem-se a impressão de que ela fixa seus olhos em todos.hoje a obra se fosse vendida seria em 670 milhões de dolares.
o quadro se tornou tão famoso que vemos hoje a monalisa em várias situações em montagem,quadrinhos,desenhos,charges e em até filme um dos mais vendidos até hoje o codigo de davince,Mesmo com toda a crítica o filme foi recorde de bilheteria de, aproximadamente, US$ 760 milhões nas bilheterias do mundo inteiro.
 O quadro de Mona Lisa, pintado entre 1503 e 1506, tem intrigado a comunidade científica e artística ao longo dos tempos. Em 2003, uma teoria apresentada na Universidade de Harvard, defendia que o enigmático sorriso associado a este quadro era apenas aparente e visível a partir de determinados ângulos da pintura. No entanto, a especulação em relação à história desta famosa pintura continua e por certo não vai terminar nesta análise.
Realmente, ninguém pode duvidar que Da Vinci foi um gênio da arte. Deus, no entanto, é um gênio incomparavelmente maior, e você não precisa ir à França para ver o que Ele fez; basta sair e contemplar a natureza. Pena que alguns só admiram aquilo que o homem faz. Se fossem mais atentos, notariam que o Universo inteiro é uma grande galeria das obras de arte de Deus.

“Ó Senhor Deus, eu Te louvarei com todo o coração e contarei todas as coisas maravilhosas que tens feito.” Salmos 9:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário